7 razões para você comer mais fibras - Nutro BRasil

7 razões para você comer mais fibras

Publicado em: 09.02.2015

comer mais fibras

As pesquisas médicas demonstram que as pessoas devem consumir mais fibras para terem mais saúde. O consumo diário recomendado é de 35g para o homem e de 25g para a mulher. De modo geral, as fibras dietéticas têm a capacidade de formar géis provocando o prolongamento do tempo de mastigação, aumento do bolo alimentar no trato gastrointestinal, tornando mais eficiente a digestão e a absorção de determinados nutrientes.

Esse mecanismo fisiológico de ação, mantém por mais tempo a sensação de saciedade.O aumento do volume do conteúdo alimentar estimula o peristaltismo possibilitando a passagem mais rápida das fezes pelo intestino, melhorando a constipação e outros distúrbios gastrointestinais.O consumo de fibras solúveis ajuda na redução do colesterol e na diminuição do risco de doença cardiovascular.

As principais fontes de fibras incluem grãos integrais, frutas, vegetais, legumes, nozes, e sementes. Fibras solúveis são encontradas em aveia, nozes, sementes, legumes e na maioria das frutas. Fibras insolúveis são encontradas no trigo integral, arroz integral, grãos integrais e na maioria dos vegetais. Os grãos integrais são representados principalmente pela cevada, milho, centeio, aveia, trigo e quinoa. Para quem não tem hábito de comer alimentos ricos em fibra e vai iniciar o consumo o maior de fibra é recomendado aumentar proporcionalmente a ingesta de água.

Portanto, os principais benefícios do aumento do consumo de fibras são:

  • Redução da incidência de câncer de intestino
  • Diminuição do risco das doenças cardiovasculares
  • Redução do colesterol e da glicose no sangue
  • Melhora a constipação
  • Redução da ocorrência de doença diverticular
  • Aumenta a saciedade
  • Redução da mortalidade

Dr. José Alexandre Portinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *